A PAZ DO SENHOR!

LIÇÃO 07 - HONRARÁS PAI E MÃE - 1º TRIMESTRE 2015(Pastor Guilhermel)


HONRAR PAI E MÃE NÃO É UM PEDIDO, É UMA ORDEM DIVINA


IntroduçãoDeus disse ao primeiro casal da terra para serem fecundos e se multiplicassem, sendo que essa instrução aconteceu antes do pecado cometido por esse casal. Ao terem filhos o casal está dando continuidade à atividade criadora de Deus. E quando vêm os filhos é certo que eles têm direitos, mas também têm deveres e responsabilidades para com os pais e o principal requisito de tudo isso, é que sejam obedientes. Sendo um governo Teocrático Deus promulgou esta lei de honrar pai e mãe no sentido de serem honrados, respeitados, obedecidos e amparados na sua velhice. Isto porque naqueles tempos era importante e uma segurança para os pais terem muitos filhos, pois não havia recursos de aposentadoria quando não pudessem mais trabalhar. Assim era responsabilidade dos filhos cuidarem e sustentarem os seus pais até a morte destes. Se os filhos se omitissem disso como estava acontecendo nos tempos de Jesus, a situação dos pais seria de muito desespero e sofrimento. Embora muita coisa tenha mudado daqueles tempos para os dias de hoje, esta lei continua na sua íntegra e em pleno andamento quanto ao relacionamento entre filhos e pais. Esta lei esta enquadrada na lei da semeadura e da colheita, onde tudo o que o homem plantar com certeza um dia ele colherá, seja o bem ou o mal lembrando que ninguém irá escapar dessa lei, tanto o pecador como o crente, e mais peso ainda se for o crente.

1) FILHO QUE NÃO HONRA PAIS NUNCA SERÁ HONRADO NO SEU FUTURO - Êxodo 20.12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Os hebreus desde pequenos foram ensinados a respeitar os pais, como também os mais idosos independente de ser da família, ou não. Essa condição que Deus impôs aos hebreus deveria ser seguida rigorosamente, e o seu cumprimento serviria de exemplo e testemunhos para as próximas gerações também seguirem. Esse é um excelente exemplo a ser seguido em nossos tempos de uma forma racional e consciente, pois a forma como tratamos os pais e os mais idosos irão determinar como seremos tratados no futuro, pois colhemos aquilo que semeamos. O filho obediente deve estar submisso a repreensão, dos pais, fazer o que lhes for ordenado e evitar fazer aquilo que eles proíbem. Os pais esperam isso dos seus filhos, para que não venham a ser um tormento em suas vidas, e sim um consolo que fará a sua velhice ser mais fácil e feliz.
2) A CONDIÇÃO DE FILHO OBEDIENTE ESTÁ EM ACATAR ORDENS DOS PAIS - Efésios 6.1 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Quem ordena a obediência aos pais é Deus e tudo que Deus ordena é condicional a obedecer e não obedecer. Quando entramos para o caminho da obediência estaremos de acordo com a vontade divina e tudo irá se desenvolver para que as suas bênçãos aconteçam em nossa vida. Ao contrário disso se não obedecermos ao que Deus ordena, as coisas caminharão de uma forma contrária não estaremos sob as suas bênçãos e sim sob os seus juízos, pois Deus não têm o culpado por inocente. São os nossos pais que determinam o que é justo ou injusto, pois isso vem sido ensinado de gerações a gerações sendo que esse principio foi estabelecido pelo próprio Deus quando promulgou a lei. Por isso, quando desobedecemos aos nossos pais, estamos desobedecendo e contrariando o próprio Deus.

3) SÓ OS FILHOS QUE AMAM E RESPEITAM OS PAIS É QUE OS HONRAM - Efésios 6.2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

Honrar os pais deve ser uma atitude interior e consciente dos filhos, que para ser efetivada quando se implica em amá-los, acatá-los de forma elevada, mostrando-lhes um espírito de respeito e consideração. Assim honrar os pais significa muitos mais do que uma simples obediência a eles, pois significa mostrar respeito e amor por eles, cuidar deles sempre que precisarem e também honrá-los com uma conduta de vida digna, para não fazê-los sofrer.
4) DEUS PROMETE AO FILHO OBEDIÊNTE, PROSPERIDADE E LONGEVIDADE - Efésios 6.3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
A prosperidade na questão da obediência aos pais é resultado das promessas divinas envolvendo recompensas tanto temporais, como as espirituais. Esses são fatores encorajadores oferecidos por Deus no sentido de inclinar os filhos a estar no caminho da obediência. O filho deve aprender a obedecer a pai e mãe a despeito de quanto viva aqui nesta terra entendendo que a vida não é medida apenas pela extensão de tempo e sim da maneira como ela é vivida. Quem obedece aos pais, e seguem os seus ensinamentos evitam muitos pecados e perigos que o mundo oferece. Existem muitas coisas nocivas nesse mundo que podem ameaçar ou encurtar a vida de alguém. Assim os filhos devem obedecer a seus pais não apenas porque são seus pais, mas porque é uma ordenação divina.
5) É GRAVE MALDIZER OS PAIS, NA LEI A PUNIÇÃO ERA PENA DE MORTE - Marcos 7.10 Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
A obediência forçada, relutante, interesseira, ou produzida pelo terror é imediatamente descartada. A obediência para ser válida diante de Deus envolve amor, alta consideração com demonstração práticas de respeito e consideração. Essa obediência envolve tanto para o pai como para a mãe, pois em questão de autoridade, ambos possuem igualdade de condições. (Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixe o ensinamento de tua mãe, Provérbios 1:8). Devemos reter os ensinamentos que os nossos pais nos deram e obedecê-los. Mesmo quando atingirmos a maturidade chegando à idade adulta, não podemos ignorar os conselhos e orientações vindas dos nossos pais. 

6) O PRETEXTO FINGIDO PARA NÃO AJUDAR OS PAIS SÃO REPULSIVOS - Marcos 7.11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;

O Corbã era um voto proferido a respeito de alguma oferta, era tão forte que quem fizesse tal voto era proibido de usar a coisa votada, qualquer que ela fosse para outra finalidade. Jesus combateu a hipocrisia dos hebreus nessa questão, pois estavam fazendo votos do Corbã com os recursos que poderiam ajudar seus pais, e assim através desse voto, se veriam desobrigados de ajudá-los. Assim de uma maneira insensível em relação aos pais desse expediente para usar os recursos em proveito próprio, pois o voto do Corbã caso não fosse cumprido, não implicava em penalidade, pois esses votos eram tão vagos que podiam interpretá-los como bem entendessem. 
7) OS VOTOS PESSOAIS TRAMADOS A EXCLUIR OS PAIS É PECADO GRAVE - Marcos 7.12 Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
Assim o filho que quisesse evitar cuidar dos seus pais idosos, para usarem do dinheiro para si mesmo, declarava que esse dinheiro era um corbã, isto é, uma oferta pertencente ao templo. Havia também os que para evitar dar o dinheiro aos pais necessitados entregavam o dinheiro no templo. Jesus condenou essa prática, em qualquer de suas intenções. 
8) TRADIÇÕES HUMANAS NÃO PODEM INVALIDAR MANDAMENTOS DIVINOS - Marcos 7.13 Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
Pela tradição através dos tempos se viessem só as coisas boas pelos bons ensinamentos da Palavra de Deus seria uma maravilha. Porém, não somente vieram os bons ensinamentos, como também vieram os maus ensinamentos que se alastraram de uma maneira generalizada tomando proporções preocupantes quanto a esse tema. Essa era uma prática que ocorria nos tempos de Jesus na terra, a qual foi veementemente censurada e combatida por Ele. Têm muitos em nossos dias que professam honrar essa palavra, mas é só de boca, pois o seu coração está cheio de ambições próprias. Assim procura impor dogmas no sentido de dominar o povo e mantê-los sob as suas regras e doutrinas totalmente incondizentes com a Palavra de Deus. Nenhuma tradição humana ou dogmas podem invalidar a Palavra de Deus.
 Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel Th.M.    http://www.pastorguilhermel.com.br/escola.php