A PAZ DO SENHOR!

LIÇÃO 11 – NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO - 1° TRIMESTRE (Pr. Guilhermel)

Texto Áureo: Êxodo 23.1 “Não admitirás falso rumor e não porás a tua mão como o ímpio, para seres testemunha falsa.”
Leitura Bíblica em Classe:Êxodo 20.16; Deuteronômio 19.15-20
QUEM DÁ FALSO TESTEMUNHO É CÚMPLICE DE SATANÁS O PAI DA MENTIRA
Introdução: O falso testemunho é fazer uma afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, sendo considerado crime pelo código penal brasileiro. O nono mandamento que proíbe esse crime foi promulgado por Deus no sentido de impedir que cometam esse crime hediondo que pode prejudicar uma vida inocente de forma terrível. Um cristão autêntico jamais poderá usar a sua fala falsamente sobre qualquer assunto, com mentiras, com segundas intenções, ou qualquer outro meio para enganar ou prejudicar o próximo. Falar injustamente contra o nosso próximo, caluniando, difamando, inventando estórias poderá fazer uma grande ruína numa vida inocente. Se um cristão vier a sofrer qualquer tipo de invenções mentirosas, caluniosas que venham prejudicá-lo ou até mesmo declinar da fé, o infrator além de incorrer no pecado de falso testemunho também incorrerá no pecado de homicídio. Caso haja arrependimento e conserto de todo estrago causado, ainda poderá alcançar o perdão divino, caso não haja como reparar o estrago que causou a vida que prejudicou, já poderá se considerar réu de juízo para o lago de fogo e enxofre. Essa é uma razão muito forte para o cristão vigiar o seu comportamento e a sua fala com o seu próximo. É bom lembrar que usar a verdade da Palavra de Deus para o lado da mentira no intuito de tirar proveito da fé alheia também é um falso testemunho da Palavra e um pecado gravíssimo diante de Deus, que não ficará sem punição severa.
I. O NONO MANDAMENTO É A PROTEÇÃO PARA IMPEDIR A MENTIRA 
1- O Deus da verdade só reconhece crentes que falem só a verdade - Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite. Provérbios 12:22
A mentira é abominação para o Senhor, e se torna abominável aos seus olhos aqueles que se dão a mentir. Isto porque é uma transgressão ao nono mandamento, como também é algo destrutivo à uma alma. Todo crente deve odiar a mentira, e manter grande distância dela, pois fazendo assim se livrará de grandes prejuízos a sua própria vida, como a vida de outrem. O crente deve se empenhar com a verdade, não somente com palavras, mas também com as suas atitudes, porque isso é uma forma de alegrar ao Senhor e aqueles que convivem conosco. É muito bom conviver com pessoas honestas e em quem podemos confiar.
2 - O Senhor não aceita no meio dos seus, crentes que sejam falsos - E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio diz o Senhor. Zacarias 8:17
Nenhum homem deve pensar mal em seu coração contra o seu irmão de fé em nenhuma circunstância. Devemos nos manter distantes de fazer o mal a quem quer que seja, vigiando o nosso coração, para não maquinar nenhum mal contra o nosso próximo. Nosso pensamento deve estar limpo de toda a maldade e ofensa. Quem faz um juramento como testemunha num julgamento deve ter consciência do que implica as suas conseqüências no caso de falso testemunho. Não aceite que alguém faça um juramento falso em teu próprio benefício para escapar de uma situação culposa. Devemos evitar o pecado a qualquer custo, não somente porque provoca a ira de Deus, mas também porque ele é perigoso para nós porque é abominável diante dele. Aprenda sempre a fugir de toda a aparência do mal.
3 - Algo que Deus repudia é que os crentes dêem falso testemunho - A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará. Provérbios 19:5
Um nível de impiedade degradante é alguém dar um falso testemunho em juízo ou mentir em conversação normal. Crente não pode usar a sua língua para falar mentiras, pois quem se atreve a fazer isso são culpados da maior iniqüidade que é o falso testemunho. O crente quando for tentado a isso, mesmo ameaçado por alguém, não deve ceder e cair nesse pecado terrível. Não ficarão impunes e não escaparão do juízo divino quem tal ato pratica, pois com Deus ninguém pode ter qualquer esperança de impunidade. Deus é zeloso e não permitirá que o culpado seja inocente e o destino dos mentirosos é a eternidade no inferno.
II. É O CARÁTER DAS TESTEMUNHAS QUE PODE CONDENAR OU ABSOLVER
1. Quem é levado a responder em juízo estará nas mãos das testemunhas
 - Não sejas testemunha sem causa contra o teu próximo; e não enganes com os teus lábios. Provérbios 24:28
O crente jamais pode ser testemunha sem causa contra o próximo, a menos que tenha certeza daquilo que vai falar é a pura verdade e também ter um motivo forte para testemunhar numa causa. Quando falarmos do nosso próximo, somente devemos falar aquilo que é a verdade, sem qualquer insinuação, enganos ou exageros. Não podemos deixar que o espírito de vingança nos domine para pagar na mesma moeda. Quando isso acontecer devemos saber que a vingança pertence a Deus e não podemos julgar a nossa própria causa, querendo tomar o lugar de Deus.
2. Se as testemunhas não falarem a verdade o réu pagará como inocente - Dois pesos diferentes e duas espécies de medida são abominação ao Senhor, tanto um como outro. Provérbios 20:10
Deus odeia aqueles que violam a fé usando de mentiras para se apropriar ou tirar vantagens dos bens alheios em proveito próprio. Muitos estão pregando uma prosperidade falsa à custa de mentiras e manipulação da palavra de Deus para tirar vantagens próprias. Tudo que envolve mentiras e enganos contra o próximo é abominável aos olhos de Deus. Os olhos do Senhor estão sobre toda a terra, tanto sobre os bons como os maus e ninguém escapam do seu angulo de visão. Por esta razão todos que usam de habilidades para enganar os outros, motivado pelo seu amor ao dinheiro deve se refrear e se arrepender. Só que existe um, porém muito sério: quando se trata de crente este para ser perdoado deve devolver tudo o que conquistou a custa de enganos.
3. O falso testemunho ao próximo pode desgraçar uma vida para sempre - Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo. Provérbios 25:18Quem dá falso testemunho vai contra o nono mandamento, e nesse pecado; ele tem o poder de arruinar; não somente a reputação de um inocente, mas as sua vidas, propriedade, famílias, tudo que é precioso para eles. Por isso o falso testemunho é algo muito perigoso porque pode destruir toda uma vida de alguém. Sempre que formos tentados a esse tipo de pecado devemos orar para que o Senhor livre a nossa alma dos lábios mentirosos, porque a mentira implica na nossa salvação.
III. O RECONHECIMENTO DE UM CRISTÃO GENUÍNO ESTÁ NA VERDADE
1- A verdade é um atributo divino, quem o segue deve imitar esse atributo
 - Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. Provérbios 23:23
O coração do crente para ser limpo deve ser guiado pela verdade, pois sem a verdade não há gestos de bondade; não há sinceridade; como também não há princípios corretos. O crente se identifica pelo poder da verdade e, é isso que o mantém distante do pecado. Quando nos empenhamos na busca pela verdade, para que nos aprofundemos no conhecimento dela, então passamos a ter a confiança de distinguir o certo do errado para vivermos uma vida justa diante de Deus. A verdade é algo que nunca pode ser negligenciado, pois é uma coisa que nunca devemos nos separar em qualquer situação.
2- O verdadeiro servo de Deus permanece sempre em oposição a falsidade - Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Salmos 15:2
A sinceridade e a integridade são características exigidas por Deus para que o homem ande em sua presença. Deus disse isso a Abraão: anda na minha presença e se perfeito. Essa é uma forma na qual podemos estreitar a nossa comunhão com Deus. Temos que ser idôneo em nosso coração para aprovarmos a nós mesmos diante de Deus. Temos que ser fieis e justos em todos os nossos assuntos e andar segundo todas as ordenanças e mandamentos do Senhor, sendo justo para com Deus e para com os homens. Devemos andar segundo as regras da integridade e da verdade, desprezando e abominando os lucros da injustiça e da fraude.
3- A verdade é a exatidão do relato, se distorcida pode destruir uma alma - O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento. Provérbios 11:9
A vida e a morte estão no poder da língua e isso é tão igual ou pior que um assassino armado, pois com a língua não sua boca sendo enganosa é uma coisa fatal. O crente precisa estar atento aos esquemas engendrados por Satanás para não cair nos seus desígnios e apanhado em suas armadilhas. É conhecendo os seus esquemas que evitamos cair em suas armadilhas que ele prepara com grandes habilidades. É preciso ter conhecimento de Deus e das Escrituras para evitar todos os enganos e ciladas que nos preparam.
IV. O FALSO TESTEMUNHO É TOTALMENTE DEGRADANTE E PECAMINOSO
1. Para um julgamento ser justo é necessário testemunhas não combinada
 - Deuteronômio 19.15 Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.
Uma testemunha poderia eliminar um adversário prestando um testemunho falso. Assim foi estabelecida a exigência de duas ou três testemunhas para impedir tão terrível injustiça para com o próximo. Os juízes e os tribunais locais não deveriam aceitar qualquer depoimento das testemunhas sem uma investigação profunda dos fatos. Caso descobrissem que o testemunho era falso os infratores seriam executados, pois era uma forma de lançar temor em todos a fim de evitar esse tipo de pecado.
2. Se houver combinação das testemunhas seus efeitos maléficos são graves - Ainda que junte as mãos, o mau não ficará impune, mas a semente dos justos será liberada. Provérbios 11:21
Quem faz aliança de conivência para participarem do pecado de dar falso testemunho, evidentemente que não irá muito longe nos seus desígnios. Eles podem até conseguir os seus intentos e ficarem livres da justiça dos homens, porém da justiça e dos juízos divinos ninguém pode escapar. Por mais aliados que estejam em compactuar mentiras em prejuízo de outrem, nada disso os protegerá da justiça de Deus. Embora a justiça possa vir lentamente para punir os ímpios infratores ela não falhará.
3. O pecado da mentira poderá levar o mentiroso a ser excluído do reino - A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá. Provérbios 19:9.
O que profere mentiras não escapará da sua punição. A indicação é que esta punição por esse pecado tão hediondo será tal que será a sua destruição: a mentira que ele forjou contra o seu próximo se reverterá em sua própria ruína, pois se trata de um pecado incriminador e destruidor de vidas. Uma perversão dessa natureza seria radical demais para ser ignorada, pois é um pecado gravíssimo perverter as faculdades da fala em prejuízo de outrem. A punição para a falsa testemunha seria exatamente sobre o que acusava o individuo inocente. Era algo tão grave que no tempo da lei havia pena de morte para a falsa testemunha, e agora no tempo da graça é ainda mais grave, pois pode sofrer a pena de morte espiritual.
Elaborado pelo Pr Adilson Guilhermel
http://www.pastorguilhermel.com.br/escola.php