A PAZ DO SENHOR!

LIÇÃO 08– O PODER DE JESUS SOBRE A NATUREZA E OS DEMÔNIOS - 2° TRIMESTRE 2015(PR. GUILHERMEL)

O PODER DE JESUS SOBRE A NATUREZA E OS DEMÔNIOS
Lição 8 - 24 de Maio de 2015
Texto Áureo: Lucas 8.25 E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?
Leitura Bíblica em Classe: Lucas 8.22-25,35-39

Introdução: Muita gente desconhece ou não quer acreditar que o Diabo tem poder e age tanto no reino físico como no reino espiritual. Enquanto ele permanecer como o deus desse século ou príncipe desse mundo a sua obra maligna estará em pleno andamento, até que ele seja parcialmente neutralizado no final da grande tribulação e totalmente neutralizado no final do reino milenar. As suas ações adversas e oposicionistas continuarão principalmente contra todos que professam o nome de Deus. O seu poder sobre a natureza é visto na provação de Jó quando provocou um vento destruidor derrubando a casa onde estavam os seus filhos que morreram em consequência desta destruição. Jó 1:19. Jesus desde o seu nascimento teve o Diabo como seu opositor e adversário. Ele agiu perseguindo, tentando, usando os religiosos, usando Pedro e muitos outros. Em todo lugar que Jesus se encontrava, ele estava sempre presente para prejudicar o Seu ministério. Antes de Jesus embarcar nessa aventura, Ele havia pregado para uma grande multidão e esta multidão certamente instigada por ações do Diabo queria proclamar Jesus como rei. A intenção do Diabo era que essa notícia chegasse às autoridades romanas, as quais poderiam identificar Jesus como um revolucionário e mandar prende-lo. Para evitar cair nesse laço diabólico Jesus apressou-se em embarcar e retirar-se daquele local com destino a região de Gadara que ficava do outro lado do mar da Galileia. Legiões de demônios dominavam aquela região usando o corpo de um homem que foi possuído por eles. Indo Jesus naquela direção o Diabo temendo que isso acontecesse procurou usar de meios para afundar a embarcação onde todos pereceriam sem chegar ao seu destino. Era a única forma encontrada pelo Diabo para impedir Jesus de chegar a outra margem do mar. 
1 - SE O DIABO ENFURECER A NATUREZA SÓ JESUS TEM PODER DE ACALMAR  
a) Quem segue a Jesus deve saber que há oposições inesperadas - Lucas 8.22 E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram.
Partiram para o outro lado do mar sem saber o que os esperava naquela região de Gadara. Desconheciam também que haveria oposições e impedimentos para que essa travessia transcorresse em calmaria e tivesse sucesso. Como sabemos e quem não sabe deve saber, é que o diabo sempre será um opositor constante para prejudicar e barrar aqueles que estão militando a boa milícia da fé e combatendo o bom combate. Com os preguiçosos, negligentes e irresponsáveis o Diabo não se preocupa e nem persegue, para que eles achem que está tudo bem e continuem seguindo na obra com esse comportamento. Porém com os que fazem diferença procurando estar em obediência ao Senhor, o Diabo vai agir com seus vários modus operantes e assim impedindo que tenhamos sucesso em servir no reino de Deus. 
b) Quem segue a Jesus não é só calmaria, há também tempestades - Lucas 8.23 E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.
Jesus como homem também precisava descansar depois de um dia exaustivo e, isso Ele fez com a maior tranquilidade, pois além de ter a presença do Espírito Santo na sua vida. Ele também tinha a promessa de que a sua morte seria na cruz do Calvário, e não afogado no meio do mar. Muitos podem dizer ser Deus que mandou o vento forte, mas será que Deus iria enfurecer a natureza ao ponto de afundar o barco que estava o Seu próprio Filho? É evidente que não. Quem na realidade queria impedir Jesus de chegar ao outro lado do lago era o próprio Diabo, e não o Senhor Deus. Quem era o opositor e adversário de Jesus? É lógico que era o próprio Diabo e não Deus. Quem tinha interesse de manter o domínio em Gadara? É lógico que era o Diabo e por isso ele iria defender o território a qual dominava com todos os meios que pudesse, inclusive usando o seu poder sobre a natureza. 
c) Quem segue a Jesus não pode se intimidar diante dos perigos - Lucas 8.24 E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.
Como seguidores de Cristo somos sujeitos a enfrentar todos os tipos de adversidades e não podemos nos intimidar em qualquer situação que nos depararmos, pois se nos mostrarmos frouxos no dia da angústia ou das adversidades a nossa força será pequena. Crentes que se intimidam com qualquer situação ou lutas que chegam são presas fácil para o Diabo. Temos que entender que é maior o que está em nós do que aquele que está no mundo. Cristo nos deu autoridade e nos comissionou para usar o seu nome em qualquer situação adversa, e em qualquer enfrentamento com entidades malignas. 
d) Quem segue a Jesus deve estar seguro e crer no seu poder - Lucas 8.25 E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?
Precisamos entender e tomar posse da promessa feita por Jesus aos seus seguidores. Nesta promessa Ele diz: (Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo). (João 16:33). Jesus venceu e nos deu garantia de vencer também, por essa razão também podemos declarar que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Ele também garantiu que nunca nos abandonará ou nos deixará só: (e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20). Jesus repreendeu os seus discípulos pela falta de fé, e esse é um ingrediente necessário que não pode faltar na vida daqueles que querem estar envolvidos com a obra de Deus, pois sem fé é impossível agradar a Deus. 

2 - O DIABO PODE PRENDER UMA ALMA, MAS JESUS TEM O PODER DE LIBERTAR
a) Só Jesus pode quebrar o poder do Diabo e libertar uma alma - Lucas 8.35 E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram.
Apesar de toda oposição imposta pelo Diabo, o Senhor Jesus chegou a Gadara onde estava um homem possesso por uma legião de demônios. Esse era o motivo de toda oposição movida pelo Diabo, pois sabia que se Jesus chegasse nessa cidade não haveria força maligna alguma para impedir a libertação desse homem. Assim o Diabo ficou frustrado, pois todo esforço que empregou para impedir o encontro de Jesus com esse jovem foi inútil. Operando o Senhor quem impedirá e isso é uma grande verdade em todo embate com o Diabo, pois em todos eles o Senhor Jesus venceu. A libertação feita por Jesus nesse homem foi algo surpreendente, pois todos dessa cidade jamais poderiam imaginar que isso viesse acontecer. Como diz a palavra: (Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36).
b) Quando Jesus liberta alguém não há como negar o seu poder - Lucas 8.36 E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado.
Naquele tempo nenhuma religião tanto a dos judeus como qualquer outra, tinha poder para libertar um endemoninhado. Qualquer um que tivesse a infelicidade de ser dominado e possuído por demônios ficava numa situação terrível, pois não havia possibilidade de ser liberto por quem quer que seja. Só Jesus tinha essa autoridade sobre os demônios e demonstrou isso em várias ocasiões, principalmente na vida desse homem que estava aprisionado por essas entidades malignas e com o seu destino traçado para a perdição e sofrimento eterno, até que Jesus mudou o quadro da sua vida expulsando todos os demônios que o dominavam. Como o povo não acreditava ou não esperava esse tipo de libertação que Jesus realizou, foi motivo de grande especulação e admiração que eles tiveram pelo ocorrido na vida desse homem, o qual sempre foi visto como um possesso e agora estava totalmente liberto e no seu juízo perfeito. 
c) Jesus não força a sua presença em lugares onde não é aceito - Lucas 8.37 E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.
Apesar do maravilhoso feito com a libertação do homem, Jesus se deparou com algo indignante que era a frieza espiritual desse povo, principalmente os que tomaram prejuízo com os porcos que se precipitaram no abismo com a legião de demônios. Deveriam estar felizes com o trabalho de libertação realizado por Jesus na vida do homem, mas a ganância material e prejuízo pela perda dos porcos falaram mais alto na vida deles. Tinham a bênção nas suas terras que era Jesus e o rejeitaram mandando que se retirasse daquela região. Como Jesus não força ninguém a recebê-lo saiu dali sem nada questionar. Se eles rejeitaram a bênção tinha muitos outros que com certeza não rejeitariam. 
d) Quem é liberto por Jesus deseja acima de tudo a sua presença - Lucas 8.38 E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo:
O homem liberto por Jesus da sua possessão demoníaca expressou publicamente a sua gratidão ao Mestre, buscando também o desejo e a segurança de estar e caminhar junto com Ele. Certamente também havia o temor de que não estando na presença de Jesus os demônios poderiam voltar a dominá-lo. Porém ele precisava compreender que uma vez liberto e mantendo a sua fé e a sua vida focada em Cristo, nenhuma força ou poder maligno poderia dominá-lo novamente. (Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. I João 5:18). Isso porque todos que são verdadeiramente de Deus, conta com uma proteção angelical, os quais nos guardam de todas as investidas do inimigo e isso é garantido pela sua palavra que diz: (O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7). (Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmos 91:11). 
e) É preciso deixar o bom conforto espiritual e ser útil a Jesus - Lucas 8.39 Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.
Jesus não permitiu que o homem o seguisse, porém mostrou a ele que a sua permanência nessa cidade seria de grande importância pelo testemunho vivo que poderia dar a todos. Mesmo aqueles que mandaram Jesus se retirar poderiam refletir com mais tempo e enxergar na pessoa desse homem a grande obra de libertação feita na vida dele. É certo que todos os habitantes dessa cidade não davam nada por esse homem, o qual ainda mais os vivia aterrorizando. Agora vendo esse homem apregoar o seu testemunho incontestável o povo teve que enxerga-lo de outra forma, da qual nunca imaginaram ver. Muitos ignoram o poder libertador do Senhor sobre qualquer tipo de pessoa. Há indivíduos que alguns acham ser um caso perdido e que não qualquer possibilidade de ser transformado, e que a sua vida não tem mais jeito. Só que Jesus pode surpreender a muitos que não creem e dizem que determinada pessoa não tem mais jeito. Quando alguém é alcançado pelo seu poder libertador de Jesus, Ele tira lá do charco de lama e lodo e o transforma em nova criatura e mostra que tem jeito. 

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel Th.M.